top of page
Semana de comunicacao e arte INSTAGRAM_edited.png

Reabertura do Museu do Ipiranga conta com tecnologia para melhor experiência do público

Foto do escritor: Anhembi DigitalAnhembi Digital

Atualizado: 12 de abr. de 2024

Ingressos, que devem ser reservados, esgotam a cada começo de semana. Porém, há 1 fila de espera que permite a entrada no caso de desistência das reservas.



Por Giovanna Brandão, Luise Goulart e Deborah Caraíba (Jornalismo Digital - 6 semestre)


Para comemorar o Bicentenário da Independência, o Museu do Ipiranga teve a sua reabertura no dia 7 de setembro de 2022 após nove anos fechado para restauração devido a problemas de conservação e segurança de um dos cartões postais da cidade de São Paulo.

O também chamado Museu Paulista teve sua construção incentivada pelo Barão de Iguape em tributo à Independência. A falta de dinheiro quase impediu que ele fosse criado. Porém, a Comissão Provincial tomou a frente para que dessem início às obras. Arquitetado por Tomasso Gaudêncio Bezzi em 1884, o projeto demorou seis anos para ser finalizado, sendo inaugurado no dia 7 de setembro de 1895.

A restauração total do patrimônio tombado trouxe a ampliação e a modernidade para a construção de 127 anos. O local, agora, conta com o dobro do tamanho, uma área de 13.400 m², bilheteria, restaurante, auditório para 200 pessoas, grande sala para exposições temporárias, acessibilidade para pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade, exposições integradas com alta tecnologia, integração ao conjunto urbanístico do Parque Independência e um novo mirante de 360 graus, que possibilita uma vista de tirar o fôlego da cidade de São Paulo.

Os ingressos, gratuitos até o dia 6 de novembro de 2022, esgotaram em questão de horas quando anunciada a reabertura. Funcionárias que trabalham no local informaram que o fluxo de pessoas, no Dia das Crianças em 12 de outubro, estava maior do que o normal. A liberação nas filas era organizada de 50 em 50 pessoas devido à grande demanda.

Além das novidades estruturais, o projeto de renovação do museu alterou a programação antiga com a tecnologia, proporcionando experiências táteis e olfativas, além dos materiais em braile. Exposições, imersões digitais e o monitoramento para saber o estado do edifício foram implantados para evitar o mesmo causador do fechamento há 13 anos.


Acompanhe abaixo a visita da equipe VOConecta no feriado de 12 de outubro de 2022 assistindo no nosso canal no YOUTube AnhembiMorumbiNaVO









59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page